Paris, França, 25 de julho de 2024 – Agência de Notícias France-Presse – O Comitê Olímpico Internacional (COI) aprovou os Alpes Franceses como sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2030, com certas condições, e confirmou Salt Lake City, nos Estados Unidos, para a edição de 2034. As decisões foram tomadas durante a sessão do COI na capital francesa, Paris, na quarta-feira (24).
A aprovação da França foi condicionada à garantia do governo francês de que os Jogos serão entregues dentro dos prazos estabelecidos pelo Conselho Executivo do COI. Devido a razões constitucionais e às recentes eleições nacionais, a França ainda não conseguiu fornecer as garantias necessárias a tempo.
A cidade japonesa de Sapporo, que havia feito uma candidatura inicial para sediar os Jogos de 2030, foi forçada a abandonar sua proposta devido ao baixo apoio público, resultante de escândalos de manipulação de licitações e suborno envolvendo os Jogos Olímpicos de Verão de Tóquio em 2021. Sapporo chegou a considerar a possibilidade de sediar os Jogos de 2034, mas a decisão do COI de escolher as sedes de 2030 e 2034 simultaneamente inviabilizou essa ideia.
A escolha dos Alpes Franceses e de Salt Lake City como sedes dos próximos Jogos de Inverno reflete a busca do COI por locais com infraestrutura estabelecida e experiência em eventos esportivos de inverno. Salt Lake City, que já sediou os Jogos de Inverno em 2002, é conhecida por suas excelentes instalações e forte apoio público ao evento.
Esta decisão marca um momento importante para o movimento olímpico, estabelecendo o cenário para as próximas duas edições dos Jogos de Inverno e proporcionando um planejamento de longo prazo para as cidades-sede e o COI.
- Incêndio em hotel em Bangcoc deixa um japonês morto - 2 de janeiro de 2025 6:16 am
- Estrutura de concreto pode ter agravado acidente aéreo na Coreia - 2 de janeiro de 2025 6:04 am
- Agência anticorrupção da Coreia do Sul busca deter presidente - 2 de janeiro de 2025 5:54 am