-0.2 C
Kóka
domingo, 23 fevereiro, 2025 3:09: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Chuvas torrenciais ameaçam oeste do Japão até esta sexta-feira

Meteorologistas alertam para risco de deslizamentos e inundações.

Tóquio, Japão, 12 de julho de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – Meteorologistas japoneses preveem chuvas torrenciais acompanhadas de trovoadas principalmente para o oeste do Japão até sexta-feira (12). As autoridades aconselham a população a permanecer em alerta para deslizamentos de terra e inundações em áreas baixas.

A Agência Meteorológica do Japão informa que as condições atmosféricas estão muito instáveis no oeste do país devido ao fluxo de ar quente e úmido em direção a uma frente de chuva próxima à ilha principal.

Na madrugada de quinta-feira (11), as regiões de Chugoku e Kinki registraram intensificação das chuvas. Em Shimonoseki, na prefeitura de Yamaguchi, caíram 234 milímetros de chuva no período de 12 horas até as 5h30, um recorde desde que a agência começou a manter estatísticas. Já a cidade de Kushimoto, na prefeitura de Wakayama, registrou 95 milímetros de chuva entre 8h e 9h.

Prevê-se que a frente de chuva permaneça estacionária até sexta-feira (12), com um sistema de baixa pressão movendo-se para o leste, causando condições atmosféricas instáveis do oeste ao leste do Japão.

Para o período de 24 horas até sexta-feira à noite, são esperados até 150 milímetros de chuva na região de Kyushu, 120 milímetros na região de Kinki e 100 milímetros na região de Kanto-Koshin.

As autoridades alertam que mesmo uma pequena quantidade de chuva pode desencadear desastres nas regiões já afetadas, devido à saturação do solo. Recomendam cautela contra deslizamentos de terra, inundações em áreas baixas, rios cheios, além de raios com ventos fortes, incluindo tornados, e granizo.

A população é aconselhada a buscar abrigo em edifícios resistentes caso surjam sinais de tempestade, como ventos frios ou a aproximação de nuvens cumulonimbus.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img