Tóquio, Japão, 11 de julho de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – Meteorologistas japoneses estão emitindo alertas sobre possíveis deslizamentos de terra e inundações, à medida que as condições atmosféricas permanecem instáveis em grande parte do país.
A Agência Meteorológica do Japão informa que ar quente e úmido está fluindo em direção a uma frente e um sistema de baixa pressão próximo à ilha principal de Honshu, levando ao desenvolvimento de nuvens de chuva, principalmente no oeste do Japão.
Na cidade de Kushimoto, na prefeitura de Wakayama, foram registrados 95 milímetros de chuva entre 8h e 9h desta quinta-feira (11). Já a cidade de Shimonoseki, na prefeitura de Yamaguchi, recebeu 234 milímetros de chuva no período de 12 horas até as 5h30, um recorde desde que a agência começou a coletar dados na região.
Tempestades e chuvas localizadas estão previstas do nordeste ao sudoeste do Japão. A região norte de Kyushu pode esperar 180 milímetros de chuva no período de 24 horas até sexta-feira (12) de manhã, enquanto as regiões de Kinki e Kanto-Koshin podem receber até 100 milímetros.
Embora as chuvas intensas tenham atingido seu pico no nordeste e nas áreas ao norte ao longo do Mar do Japão, estas regiões ainda estão propensas a deslizamentos de terra devido à saturação do solo.
As autoridades meteorológicas estão alertando a população para ter cuidado com deslizamentos de terra, inundações em áreas baixas, rios cheios, raios, ventos fortes e granizo. A situação requer atenção contínua dos residentes e prontidão das equipes de emergência em todo o país.
- EUA impõem novas taxas a navios chineses em seus portos - 19 de abril de 2025 11:15 am
- Zelenskyy acusa China de fornecer armas à Rússia - 19 de abril de 2025 9:59 am
- Presidente do Irã evita críticas aos EUA em discurso - 19 de abril de 2025 9:52 am