Tóquio, Japão, 29 de julho de 2024 (Agência de Notícias Kyodo) – Autoridades meteorológicas preveem chuvas intensas principalmente no norte do Japão até terça-feira (30). Elas estão alertando os moradores, especialmente nas prefeituras de Yamagata e Akita, para ficarem atentos a possíveis deslizamentos de terra e outros desastres.
A Agência Meteorológica informa que ar quente e úmido está fluindo em direção a uma frente de chuva sazonal ao redor do norte do Japão e um sistema de baixa pressão na frente, trazendo chuva para a região. A frente sazonal deve se mover para o sul, em direção à região de Hokuriku, até terça-feira.
As autoridades alertam que a condição atmosférica instável continuará no norte do Japão, especialmente em Yamagata e Akita, que já experimentaram fortes chuvas na semana passada. Há temor de que chuvas torrenciais localizadas ocorram na região.
A região de Hokuriku e a prefeitura de Niigata, ao longo da costa do Mar do Japão, também devem ver chuvas intensas na terça-feira. Nas 24 horas até a noite de terça-feira, são previstas até 120 milímetros de chuva em Hokuriku e Niigata, 80 milímetros no lado oeste da região de Tohoku, e 60 milímetros no lado do Pacífico de Tohoku e Hokkaido.
Os residentes de Yamagata e Akita são aconselhados a ter cautela contra deslizamentos de terra e inundações, bem como raios e ventos fortes, pois o solo já está fragilizado e os diques dos rios foram danificados em alguns locais. O risco de desastres pode aumentar novamente mesmo com uma pequena quantidade de chuva.
- Empresas japonesas pessimistas sobre economia chinesa - 22 de novembro de 2024 9:39 am
- Preços de novos apartamentos em Tóquio batem recorde - 22 de novembro de 2024 9:13 am
- O Sul em Cima 36/2024 traz Danny Calixto e Marcos Delfino à Rádio Shiga - 22 de novembro de 2024 4:00 am