Tóquio, Japão, 13 de julho de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – Autoridades meteorológicas japonesas emitiram um alerta de tempestades para as regiões leste e oeste do país neste sábado (13). A Agência Meteorológica do Japão informou que as condições atmosféricas estão instáveis, principalmente no leste, devido à entrada de ar quente e úmido em uma frente de chuva e um sistema de baixa pressão.
As chuvas se intensificaram principalmente no oeste do Japão até as primeiras horas de sexta-feira (12). Em Matsuyama, na prefeitura de Ehime, a precipitação acumulada de quarta-feira (10) até as 4h de sexta-feira atingiu quase 90% da média mensal para julho. Um deslizamento de terra na cidade deixou três pessoas desaparecidas.
A frente de chuva deve permanecer sobre o lado do Pacífico do país, do oeste ao leste, até sábado. Tempestades localizadas são prováveis ao longo da costa do Pacífico no leste do Japão até a noite de sexta-feira e no oeste até sábado.
A previsão de chuva máxima para as 24 horas até sábado à noite é de 120 milímetros no sul de Kyushu, e 80 milímetros no norte de Kyushu, Shikoku e regiões de Kinki.
O solo já está fragilizado em áreas atingidas por chuvas intensas anteriormente. Chuvas adicionais podem aumentar o risco de desastres. A agência está instando as pessoas a ficarem em alerta para deslizamentos de terra, inundações em áreas baixas e rios inchados, além de raios, rajadas de vento, tornados e granizo.
Quando nuvens de tempestade se aproximarem, recomenda-se que as pessoas busquem abrigo em edifícios resistentes. As autoridades continuam monitorando a situação de perto e atualizando as informações para garantir a segurança da população.
- Nevasca intensa continua na costa do Mar do Japão - 24 de fevereiro de 2025 8:38 am
- Aniversário solidário de Cristiane Yokoyama reúne amigos - 24 de fevereiro de 2025 7:24 am
- Bloco de oposição da Alemanha vence eleições e lidera negociações - 24 de fevereiro de 2025 4:14 am