5.1 C
Kóka
domingo, 22 dezembro, 2024 10:08: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Chefões do tráfico mexicano são presos nos EUA por tráfico de fentanil

Departamento de Justiça dos EUA detém líderes do Cartel de Sinaloa em El Paso, Texas.

El Paso, Texas, EUA, 27 de julho de 2024 – Agência de Notícias Reuters – O Departamento de Justiça dos Estados Unidos anunciou a prisão de dois supostos líderes de um dos maiores cartéis de drogas do México. Eles são suspeitos de estarem envolvidos na fabricação e tráfico do fentanil, droga ilegal que tem causado um grande número de mortes por overdose nos Estados Unidos.

O departamento informou na quinta-feira (25) que Ismael Zambada e Joaquin Guzman Lopez foram presos em El Paso, no estado do Texas, próximo à fronteira com o México.

Zambada, conhecido como “El Mayo”, é cofundador do Cartel de Sinaloa, uma das maiores organizações de tráfico de drogas do mundo. Guzman Lopez é filho de Joaquin “El Chapo” Guzman Loera, o outro cofundador do cartel.

Os dois homens já haviam sido acusados de liderar as atividades criminosas do Cartel de Sinaloa nos EUA e de estarem envolvidos na produção e contrabando de fentanil.

O Departamento de Justiça havia oferecido uma recompensa de até 15 milhões de dólares por informações que levassem à captura de Zambada.

Em um comunicado, o departamento afirmou que “não descansará até que cada líder, membro e associado do cartel responsável por envenenar nossas comunidades seja responsabilizado.”

As prisões marcam um passo significativo na luta contra o tráfico de fentanil, uma droga sintética extremamente potente que tem sido um dos principais fatores da crise de overdose nos Estados Unidos. As autoridades americanas têm intensificado os esforços para combater o tráfico de fentanil, que frequentemente é contrabandeado do México para os EUA.

O impacto dessas prisões ainda está por ser totalmente avaliado, mas representa um golpe nas operações do Cartel de Sinaloa, que tem sido uma das principais fontes de fentanil no mercado americano. As autoridades esperam que essas ações ajudem a reduzir a disponibilidade da droga e, consequentemente, o número de mortes por overdose.

A cooperação entre as autoridades americanas e mexicanas continua a ser crucial na luta contra o tráfico de drogas, e essas prisões destacam a importância de esforços conjuntos para enfrentar essa ameaça transnacional.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img