Tóquio, Japão, 31 de julho de 2024 (Agência de Notícias Kyodo) – O Banco do Japão (BOJ) iniciou nesta terça-feira (30) uma reunião de dois dias para discutir a política monetária do país. O foco está em saber se os banqueiros centrais decidirão por um novo aumento na taxa de juros de referência.
Alguns membros do BOJ esperam ver uma pressão inflacionária adicional, seguindo o aumento contínuo dos preços ao consumidor. O iene permanece fraco em relação ao dólar, tornando as importações mais caras.
Os salários não acompanharam essa alta. O pagamento ajustado pela inflação caiu por 26 meses consecutivos, levando os consumidores a apertarem os cintos.
O BOJ efetivamente aumentou a taxa de curto prazo em março pela primeira vez em 17 anos, encerrando sua política de taxa negativa. Um novo aumento poderia elevar os custos de hipotecas e empréstimos corporativos, além de fortalecer o valor do iene.
Outro ponto de foco na reunião é o programa de compra de títulos do banco central. O BOJ tem comprado cerca de seis trilhões de ienes, ou quase 39 bilhões de dólares, em Títulos do Governo Japonês todos os meses como parte de sua política de flexibilização monetária.
Mas, em junho, decidiu reduzir esse montante ao longo dos próximos um a dois anos. Prometeu apresentar detalhes sobre o plano na reunião atual.
Os resultados desta reunião são aguardados com expectativa por economistas e investidores, que buscam entender as próximas medidas do BOJ em um cenário econômico desafiador.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm