Washington, Distrito de Columbia, Estados Unidos, 08 de julho de 2024 – Agência de Notícias Associated Press – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, reiterou sua intenção de permanecer na corrida presidencial, em meio a relatos da mídia de que importantes doadores democratas estão pedindo sua desistência. A declaração foi feita durante um discurso em uma igreja na Pensilvânia, um dos estados-chave para as eleições de novembro.
As preocupações sobre a idade de Biden, 81 anos, intensificaram-se no final do mês passado, após uma performance instável durante o debate televisionado contra seu oponente republicano, o ex-presidente Donald Trump. Apesar disso, Biden enfatizou seu objetivo de “unir a América novamente” e sua determinação em continuar sua campanha eleitoral.
No entanto, a pressão sobre Biden permanece intensa. Cinco democratas na Câmara dos Representantes já manifestaram abertamente seu desejo de que o presidente se retire da disputa. A ABC News reporta que a recente entrevista de Biden à emissora e outros eventos após o debate “não acalmaram os temores de alguns grandes doadores democratas”.
O Washington Post também destaca que “os próximos dias serão cruciais para determinar se Biden pode manter a confiança de seu partido”. A situação é particularmente delicada com o retorno dos legisladores para a sessão do Congresso na segunda-feira (8), após o feriado do Dia da Independência.
Biden está programado para realizar uma coletiva de imprensa solo na quinta-feira (11), último dia da cúpula da OTAN que se inicia em Washington na terça-feira (9). Este evento pode ser fundamental para reafirmar sua posição e acalmar as preocupações dentro do partido Democrata.
A persistência de Biden em manter sua candidatura, apesar das pressões, reflete a complexidade do cenário político atual nos Estados Unidos e os desafios enfrentados pelo Partido Democrata às vésperas de uma eleição presidencial altamente disputada.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm