Pyongyang, Coreia do Norte, 21 de julho de 2024 – Agência de Notícias KCNA – A equipe olímpica da Coreia do Norte partiu para Paris, marcando a primeira participação do país nos Jogos de Verão em oito anos. A delegação norte-coreana, composta por cerca de 20 membros e liderada pelo ministro dos esportes Kim Il Guk, fez uma escala no aeroporto da capital chinesa, Pequim, no sábado (20). Os Jogos Olímpicos de Paris estão programados para começar ainda este mês.
Os atletas foram vistos vestindo jaquetas brancas com bandeiras norte-coreanas e calças ou saias azuis. Eles não responderam às perguntas da imprensa presente no local.
A Coreia do Norte participou das Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro, mas não enviou uma equipe para os Jogos de Tóquio em 2021, citando a pandemia global de coronavírus como motivo. O Comitê Olímpico da Coreia do Norte afirmou que o país pretende conquistar mais medalhas em eventos esportivos internacionais.
O comitê também destacou que o objetivo é mostrar a dignidade do país e inspirar o povo norte-coreano. Analistas acreditam que a participação nas Olimpíadas é uma tentativa da Coreia do Norte de aumentar seu prestígio internacional.
A partida da delegação norte-coreana para Paris ocorre em um momento de expectativas altas e desafios globais. A presença dos atletas norte-coreanos nos Jogos Olímpicos de Paris será observada de perto, tanto pela comunidade esportiva quanto pela política internacional.
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am