Nuuk, Groenlândia, 23 de julho de 2024 – Agência de Notícias NHK – O ativista anti-caça às baleias Paul Watson, ex-líder da Sea Shepherd Conservation Society, foi preso na Groenlândia sob um mandado de prisão internacional emitido pelo Japão. Watson, que possui dupla nacionalidade canadense-americana, foi detido no domingo (21), conforme informaram as autoridades policiais da Groenlândia, um território autônomo da Dinamarca.
Watson liderou a Sea Shepherd, uma organização ambiental focada na conservação de ecossistemas marinhos e vida selvagem, conhecida por suas intervenções rigorosas contra as atividades baleeiras japonesas. Em 2010, a Guarda Costeira do Japão emitiu um mandado de prisão internacional para Watson, via Interpol, em conexão com uma campanha anti-caça às baleias que ele supostamente ordenou.
Um tribunal na Groenlândia informou à NHK que a detenção de Watson durará até 15 de agosto, quando as autoridades locais decidirão sobre sua possível extradição ao Japão. O navio de Watson estava programado para navegar para o Pacífico Norte em uma missão para interceptar um navio baleeiro japonês chamado Kangei-maru, de acordo com uma organização afiliada à Sea Shepherd. O grupo apelou às autoridades para não extraditarem Watson, afirmando que implora “ao governo dinamarquês que liberte o Capitão Watson e não considere este pedido politicamente motivado”.
A Sea Shepherd tem uma longa história de confrontos com baleeiros japoneses, frequentemente resultando em tensões internacionais. A possível extradição de Watson ao Japão pode intensificar ainda mais essas tensões e levantar questões sobre a criminalização do ativismo ambiental.
As próximas semanas serão cruciais para determinar o destino de Watson, enquanto ele aguarda a decisão das autoridades groenlandesas. A comunidade internacional e grupos de defesa ambiental estão acompanhando de perto o caso, que pode ter implicações significativas para o movimento de conservação marinha global.
- Alunos do Colégio Santos Dumont da cidade de Konan celebram formatura - 22 de dezembro de 2024 12:29 pm
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am