32.4 C
Kóka
segunda-feira, 2024/07/08  7:53
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Ataques de ursos no Japão deixam 37 feridos e 2 mortos desde abril deste ano

Autoridades alertam para aumento de avistamentos desde abril.

Tóquio, Japão, 05 de julho de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – As autoridades japonesas informaram que pelo menos 37 pessoas em 16 prefeituras foram atacadas por ursos selvagens entre abril e 3 de julho deste ano, resultando em duas mortes. O número de ataques se aproxima do recorde registrado no mesmo período do ano fiscal de 2023, quando 39 pessoas foram atacadas.

O Ministério do Meio Ambiente do Japão relata que os governos municipais em todo o país já receberam mais relatos de avistamentos e rastros de ursos do que o habitual para esta época do ano. Em abril e maio, foram registrados 3.032 relatos, um aumento de quase 500 em relação aos 2.567 do ano anterior.

O professor Koike Shinsuke, da Escola de Pós-Graduação da Universidade de Agricultura e Tecnologia de Tóquio, alerta: “A população de ursos selvagens deve aumentar e suas áreas de habitat provavelmente se expandirão a longo prazo. Não seria surpreendente se danos graves causados por ataques de ursos, como os vistos na prefeitura de Akita no ano passado, ocorressem em outras partes do Japão.”

Koike aconselha os moradores locais a removerem possíveis atrativos, como plantações e lixo, antes que o número de ataques de ursos aumente no outono. Ele também sugere que os caminhos de migração dos animais sejam bloqueados para mantê-los longe das áreas habitadas.

Várias prefeituras, de Hokkaido ao centro do Japão, têm emitido alertas sobre a presença de ursos. As autoridades recomendam que as pessoas verifiquem informações sobre avistamentos nos sites das prefeituras para evitar encontros com os animais.

“É crucial que a população esteja ciente dos riscos e tome precauções adequadas”, afirma Yuki Tanaka, porta-voz do Ministério do Meio Ambiente. “Estamos trabalhando em estreita colaboração com as autoridades locais para implementar medidas de prevenção e resposta rápida.”

O aumento nos ataques de ursos levanta preocupações sobre o equilíbrio entre a conservação da vida selvagem e a segurança pública. Especialistas apontam que a expansão das áreas urbanas para habitats naturais e as mudanças climáticas podem estar contribuindo para o aumento dos encontros entre humanos e ursos.

As autoridades continuam monitorando a situação de perto e pedem à população que permaneça vigilante, especialmente em áreas rurais e montanhosas. Medidas adicionais de segurança e programas de educação pública estão sendo considerados para mitigar os riscos de futuros ataques.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)