Vientiane, Laos, 25 de julho de 2024 – Agência de Notícias Lao News Agency – A crise política em Myanmar será o tema central de uma série de reuniões ministeriais da ASEAN (Associação de Nações do Sudeste Asiático) que começam nesta quinta-feira (25) no Laos. Um diplomata sênior de Myanmar, Aung Kyaw Moe, Secretário Permanente do Ministério das Relações Exteriores, está em Vientiane para participar das discussões.
A presença de Aung Kyaw Moe marca uma mudança na postura de Myanmar, que vinha boicotando os principais eventos da ASEAN desde que outros membros decidiram que apenas um representante não-político do país poderia participar. O diplomata deve comparecer ao Fórum Regional da ASEAN no sábado (27), onde o Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, e altos funcionários de outras potências regionais estarão presentes.
Desde o golpe militar de 2021, Myanmar enfrenta uma grave crise econômica, agravada por sanções ocidentais e pela desvalorização de sua moeda. O país tem feito pouco progresso na implementação do plano de paz conhecido como Consenso de Cinco Pontos, acordado entre os membros da ASEAN e a junta militar.
Observadores acreditam que a junta militar de Myanmar busca uma forma de aliviar a situação através do diálogo com a comunidade internacional. A participação do diplomata sênior nas reuniões da ASEAN pode ser um passo nessa direção.
A ASEAN, criada em 1967, tem como objetivos acelerar o crescimento econômico, o progresso social e o desenvolvimento cultural na região, além de promover a estabilidade e a paz entre seus países-membros. A crise em Myanmar representa um desafio significativo para esses objetivos, tornando as discussões desta semana cruciais para o futuro da região.
- Warren Buffett planeja aumentar investimentos em trading houses - 24 de fevereiro de 2025 9:02 am
- Zelensky diz que pode renunciar para alcançar paz na Ucrânia - 24 de fevereiro de 2025 8:46 am
- Nevasca intensa continua na costa do Mar do Japão - 24 de fevereiro de 2025 8:38 am