15.9 C
Kóka
quinta-feira, 2024/07/04  3:09
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Alerta de deslizamentos no oeste e leste do Japão

Chuvas intensas aumentam risco de desastres naturais.

Tóquio, Japão, 2 de julho de 2024 – Agência Kyodo News – A Agência Meteorológica do Japão emitiu um alerta de chuvas torrenciais para as regiões oeste e leste do país até terça-feira (2). As autoridades pedem que a população fique em alerta máximo para possíveis deslizamentos de terra, rios transbordantes e inundações em áreas baixas.

Segundo a agência, as condições atmosféricas devem ficar extremamente instáveis nas regiões oeste e leste do Japão devido a uma frente que se estende sobre a ilha principal de Honshu. Nuvens de chuva estão se desenvolvendo sobre a região de Kyushu e outras partes do país, podendo trazer tempestades localizadas acompanhadas de raios.

A cidade de Hita, na província de Oita, registrou 412 milímetros de chuva desde a última quarta-feira (26) até as 15h de segunda-feira (1). Já a cidade de Yame, na província de Fukuoka, acumulou 343 milímetros no mesmo período.

As chuvas contínuas aumentaram drasticamente o risco de deslizamentos de terra nas províncias de Fukuoka, Oita e Yamaguchi. Alertas de deslizamentos foram emitidos para algumas áreas dessas províncias.

Para as próximas 24 horas, até a noite de terça-feira (2), são esperados até 150 milímetros de chuva na região de Chugoku, 120 milímetros na região de Kinki, 100 milímetros no norte de Kyushu, 80 milímetros nas regiões de Tokai e Shikoku, e 60 milímetros na região de Hokuriku.

As autoridades meteorológicas também alertam para o risco de raios, ventos violentos e granizo. A população é aconselhada a evitar áreas próximas a encostas e outros locais potencialmente perigosos, pois mesmo uma pequena quantidade de chuva pode aumentar o risco de deslizamentos.