19.5 C
Kóka
quinta-feira, 2024/07/04  7:51
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Zelenskyy visita região de Donetsk com novo comandante militar

Presidente ucraniano inspeciona frente de batalha e promete mudanças após críticas.

Kiev, Ucrânia, 27 de junho de 2024 (Agência Ukrinform) – O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy visitou a região oriental de Donetsk, onde continuam intensos combates contra as forças russas. A visita, realizada com o recém-nomeado comandante militar da linha de frente, foi revelada em um vídeo postado nas redes sociais nesta quarta-feira (26).

Zelenskyy informou que estava acompanhado pelo Brigadeiro-General Andriy Hnatov, o novo comandante responsável pelas forças militares conjuntas da Ucrânia na frente contra a Rússia. A nomeação de Hnatov para o cargo foi anunciada na segunda-feira (24).

“Fiquei surpreso ao saber que alguns oficiais relevantes não estiveram aqui por seis meses ou mais”, declarou Zelenskyy. O presidente prometeu “uma conversa séria” e que tiraria “conclusões apropriadas em relação a eles”.

Quanto à substituição do comandante, relatos da mídia ucraniana indicam que algumas unidades vinham criticando cada vez mais as pesadas perdas sofridas pelo exército sob o comando do antecessor de Hnatov.

Observadores afirmam que Zelenskyy aparentemente realizou a visita para demonstrar sua postura de compreender a situação na linha de frente e ouvir a insatisfação dentro das forças armadas.

Enquanto isso, em Moscou, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia anunciou na terça-feira (25) que o Kremlin está restringindo o acesso em território russo a 81 veículos de mídia europeus. O ministério afirmou que a medida é uma resposta a uma proibição semelhante da União Europeia a alguns meios de comunicação russos.

O ministério russo alegou que os veículos de notícias europeus “disseminam sistematicamente informações falsas sobre o progresso da operação militar especial”. Entre os afetados pela restrição russa estão a agência de notícias AFP e o jornal Le Monde, da França, e a revista Der Spiegel, da Alemanha.

Em maio, o Conselho da UE decidiu suspender as atividades de transmissão de vários meios de comunicação russos na união, afirmando que esses veículos “espalham e apoiam a propaganda russa e a guerra de agressão contra a Ucrânia”.

Esta visita de Zelenskyy e as ações recíprocas de restrição midiática destacam a contínua tensão e o conflito de narrativas que permeiam a guerra na Ucrânia, agora em seu terceiro ano.