3.1 C
Kóka
sexta-feira, 22 novembro, 2024 6:33: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Zelenskyy convida países para cúpula da paz na Suíça

Presidente ucraniano busca apoio internacional para plano de paz em meio a intensificação dos ataques russos.

Singapura, Singapura, 3 de junho de 2024 – Agência de Notícias NHK. O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, convocou os países a participarem da Cúpula da Paz sobre a Ucrânia, que será realizada este mês na Suíça, com o objetivo de concretizar seu plano de paz.

Zelenskyy discursou na Cúpula de Segurança da Ásia, também conhecida como Diálogo de Shangri-La, em Singapura no domingo (2). Ministros da defesa e outros oficiais de países asiáticos e ocidentais participaram do fórum.

Ele afirmou que o povo ucraniano enfrenta frequentemente ataques aéreos russos, dizendo: “Imaginem quase 100 drones – isso aconteceu centenas de vezes durante a guerra.”

Zelenskyy expressou sua esperança por uma contínua assistência militar, incluindo sistemas de defesa aérea. Essa observação foi feita em meio à intensificação da ofensiva das forças russas em lugares como a região leste de Kharkiv.

O líder ucraniano afirmou que a paz é “possível através da diplomacia” e que a diplomacia “apoia a resiliência da Ucrânia nas batalhas.”

Zelenskyy disse que mais de 100 países e organizações internacionais confirmaram sua participação na cúpula da paz na Suíça, nos dias 15 e 16 de junho. Ele disse: “Convido sua região, seus líderes e países a se unirem” para que pessoas de diferentes nações possam se unir “contra uma guerra.”

Observadores dizem que Zelenskyy espera exercer pressão diplomática sobre Moscou ao se dirigir a países asiáticos, alguns dos quais mantêm uma postura neutra em relação à invasão russa na Ucrânia.

Em uma coletiva de imprensa após o discurso, Zelenskyy disse que “a guerra durará mais tempo” devido ao suposto apoio militar da China à Rússia, acrescentando: “Isso é ruim para o mundo todo.”

Ele disse: “Acredito que hoje há erros estratégicos,” e que “você nunca pode apoiar um país que é agressor.”

Zelenskyy criticou a China por instar outros países a se absterem de participar da cúpula da paz. Pequim já declarou que estará ausente.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img