3.2 C
Kóka
sábado, 16 novembro, 2024 7:51: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Vice-governador de Okinawa protesta contra agressão sexual de militar norte-americano

Autoridade japonesa critica indiciamento de militar dos EUA por suposto ataque a menor.

Naha, Okinawa, Japão, 28 de junho de 2024 (Agência Kyodo) – O vice-governador da prefeitura de Okinawa, no sul do Japão, expressou forte indignação em relação ao indiciamento de um membro da Força Aérea dos Estados Unidos pelo sequestro e agressão sexual de uma menina de 16 anos.

O vice-governador Ikeda Takekuni reuniu-se nesta quinta-feira (27) com o Brigadeiro-General Nicholas Evans, comandante da 18ª Ala da Base Aérea de Kadena dos EUA, e outros oficiais americanos no escritório do governo provincial.

Evans não se desculpou pelo incidente, mas afirmou: “Estou profundamente preocupado com a gravidade desta alegação e lamento qualquer ansiedade que isso tenha causado”. Ele prometeu que os militares dos EUA cooperarão plenamente com a investigação das autoridades locais e o processo legal.

Ikeda declarou que este é um incidente sério e que viola os direitos das mulheres e é imperdoável. Ele exigiu um pedido de desculpas e compensação para a vítima, afirmando que este é um incidente preocupante para as pessoas forçadas a viver próximas às bases dos EUA em Okinawa.

Também nesta quinta-feira (27), representantes de seis grupos cívicos de Okinawa pediram a remoção de todas as bases americanas existentes e a proibição da construção de novas instalações, durante uma coletiva de imprensa no escritório do governo provincial.

Itokazu Keiko, co-líder de um grupo de mulheres que protestam contra bases e tropas em Okinawa, disse sentir uma dor dilacerante ao pensar no terror e desespero infligidos à vítima. Ela criticou os governos japonês e americano, bem como as forças dos EUA em Okinawa, por prometerem aliviar o fardo das bases enquanto nada fazem sobre a situação real, onde as vidas e os meios de subsistência das pessoas na província são ameaçados por crimes tão sérios e violentos.

Os representantes planejam solicitar em breve ao primeiro-ministro japonês Kishida Fumio e ao presidente dos EUA Joe Biden que tomem e divulguem medidas eficazes para abordar a questão das bases dos EUA em Okinawa e eliminar os crimes cometidos por militares e funcionários civis americanos.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img