Kiyv, Ucrânia, 5 de junho de 2024 – Agência de Notícias Reuters – A ministra da Defesa dos Países Baixos sugeriu que o país pretende permitir que a Ucrânia atinja alvos dentro da Rússia com armas holandesas.
Kajsa Ollongren fez as declarações em uma entrevista ao site de notícias políticas baseado nos EUA, Politico, divulgada na segunda-feira (3).
A ministra da Defesa referiu-se aos 24 caças F-16 que seu país pretende entregar à Ucrânia. Ela disse: “Uma vez que entregamos à Ucrânia, é deles para usar”.
Ollongren disse que os Países Baixos apenas pedem à Ucrânia que cumpra o direito internacional e o direito à autodefesa. Ela acrescentou que isso significa que Kiev pode usar as aeronaves para atingir alvos militares em autodefesa.
Sua iniciativa ocorre após os Estados Unidos e a Alemanha anunciarem que mudarão suas políticas e permitirão que Kiev ataque dentro da Rússia com armas fornecidas por seus países, visando fortalecer a defesa da região oriental ucraniana de Kharkiv.
O chefe do escritório presidencial da Ucrânia, Andriy Yermak, recebeu positivamente as ações do Ocidente.
Ele postou nas redes sociais na terça-feira (4), que a permissão para usar armas ocidentais no território russo é uma decisão vital.
Yermak disse: “Isso impactará a condução da guerra, o planejamento de ações ofensivas e enfraquecerá a capacidade dos russos de usar suas forças nas áreas de fronteira”.
A vice-primeira-ministra ucraniana, Iryna Vereshchuk, indicou que as forças ucranianas podem ter usado armas fornecidas pelo Ocidente para atingir um sistema de mísseis dentro da Rússia.
Ela disse em uma postagem nas redes sociais que o que parece ser um sistema de mísseis S-300 russo está queimando. Ela anexou uma foto mostrando fumaça negra subindo.
Vereshchuk disse que isso ocorreu no território russo. Ela acrescentou que o incidente ocorreu logo após a Ucrânia ser autorizada a usar armas ocidentais para atingir alvos dentro da Rússia.
Sua postagem posteriormente ficou inacessível. Observadores dizem que ela pode ter sido excluída.
- Nikkei 225 despenca após anúncio de tarifas dos EUA - 4 de fevereiro de 2025 3:50 am
- Panamá não renovará acordo com China sobre iniciativa global - 4 de fevereiro de 2025 3:38 am
- Secretário de Estado dos EUA se reúne com presidente do Panamá - 4 de fevereiro de 2025 3:26 am