Haia, Países Baixos, 26 de junho de 2024 (Agência Reuters) – O Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu hoje mandados de prisão contra o ex-ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, e o Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas da Rússia, Valery Gerasimov, em conexão com a invasão da Ucrânia.
O anúncio foi feito pelo TPI nesta terça-feira (25), alegando que os dois são responsáveis por crimes de guerra e um crime contra a humanidade. O tribunal afirma que há motivos razoáveis para acreditar que Shoigu e Gerasimov são responsáveis por ataques com mísseis contra infraestruturas elétricas ucranianas, ocorridos entre 10 de outubro de 2022 e 9 de março de 2023.
Esta ação do TPI segue o mandado de prisão emitido no ano passado contra o presidente russo Vladimir Putin, por supostos crimes de guerra relacionados à deportação ilegal e transferência de crianças de áreas ocupadas da Ucrânia para a Rússia.
A emissão destes mandados de prisão marca uma escalada nas ações legais internacionais relacionadas ao conflito na Ucrânia, reforçando os esforços para responsabilizar líderes militares e políticos por alegados crimes de guerra.
- Taiwan detecta 12 aeronaves e 5 navios militares chineses - 10 de novembro de 2024 9:14 am
- Biden e Trump se encontrarão na Casa Branca na quarta-feira - 10 de novembro de 2024 8:19 am
- Coreia do Norte: Cúmplice disfarçada na guerra da Rússia - 10 de novembro de 2024 7:54 am