22.9 C
Kóka
terça-feira, 2024/07/02  5:32
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Três corpos encontrados na cratera do Monte Fuji são confirmados mortos

Polícia japonesa investiga as circunstâncias das mortes e alerta sobre os perigos de escaladas fora de temporada.

Tóquio, Japão, 27 de junho de 2024 (Agência Kyodo) – A polícia japonesa confirmou hoje a morte de três pessoas encontradas sem sinais vitais na cratera do Monte Fuji, a montanha mais alta do Japão.

As autoridades responderam a uma chamada no domingo (23) de manhã de uma moradora de Tóquio, que relatou não conseguir contatar seu marido de 53 anos após ele ter ido escalar a montanha. O homem havia saído de casa na sexta-feira (21) à noite e deveria retornar no dia seguinte. No sábado (22) pela manhã, ele enviou à família uma foto tirada próximo ao cume. Depois disso, não pôde mais ser contatado.

Durante as buscas pelo homem, a polícia encontrou três pessoas em estado de parada cardiorrespiratória na cratera, no lado da prefeitura de Shizuoka do cume. As autoridades informaram que os três pareciam ser escaladores e foram encontrados separadamente em locais ligeiramente diferentes. As mortes foram confirmadas nesta quarta-feira (26).

A polícia está trabalhando para identificar as vítimas e determinar as causas das mortes. As trilhas para escalar o Monte Fuji estão atualmente fechadas, mas algumas pessoas ainda tentam subir a montanha. As três trilhas da prefeitura de Shizuoka e uma da prefeitura de Yamanashi serão abertas para a temporada em julho.

As temperaturas próximas ao cume são baixas e ainda há manchas de neve. Muitos dos abrigos de montanha, bem como o centro médico de emergência, estão fechados antes do início da temporada de escalada.

No ano passado, houve 63 acidentes envolvendo escaladores no lado de Shizuoka do Monte Fuji entre 10 de julho e 10 de setembro, 20% a mais do que em 2022. Esses acidentes resultaram em duas mortes e 18 feridos.

A polícia da prefeitura de Shizuoka está instando os escaladores a se equiparem adequadamente para a próxima temporada e a estarem atentos às suas condições de saúde durante a caminhada.

Enquanto isso, outro escalador também foi confirmado morto nesta quarta-feira (26) após desmaiar perto da oitava estação no lado de Yamanashi. A polícia foi notificada por um escalador pouco depois das 11h00 que seu companheiro, um homem de 38 anos da prefeitura de Gunma, havia passado mal e perdido a consciência. O homem foi levado à quinta estação em um veículo especial e transportado para um hospital, onde sua morte foi confirmada.

Estes incidentes ressaltam a importância de seguir as orientações de segurança e respeitar os períodos de fechamento das trilhas do Monte Fuji, uma das atrações turísticas mais populares do Japão.