Tóquio, Japão, 6 de junho de 2024 (Reuters) – Duas das cinco montadoras japonesas que descobriram irregularidades durante uma investigação interna ordenada pelo governo vão suspender a produção de modelos afetados a partir desta quinta-feira (6).
Toyota, Mazda, Yamaha, Honda e Suzuki foram flagradas na segunda-feira (3) por terem falsificado testes de desempenho para obter certificações governamentais para seus veículos.
Toyota e Mazda param produção de 5 modelos
Toyota e Mazda interromperão a produção de um total de cinco modelos, seguindo ordem do Ministério dos Transportes para suspender as vendas desses veículos.
A Toyota parará de produzir seu Yaris Cross e outros dois modelos em fábricas nas províncias de Miyagi e Iwate até 28 de junho.
A Mazda deve suspender a produção do Mazda2 e outro veículo em plantas em Hiroshima e Yamaguchi.
Preocupações com impacto econômico
Crescem as preocupações sobre o impacto que a suspensão da produção terá nas economias locais e parceiros comerciais.
O volume de produção no ano fiscal de 2023 dos modelos cuja produção será interrompida foi de 130.000 unidades para a Toyota e 15.000 unidades para a Mazda.
As montadoras estão sob pressão para revisar seus processos de certificação e garantir a conformidade, enquanto lidam com as consequências da paralisação temporária das linhas de produção.
- Bloco de oposição da Alemanha vence eleições e lidera negociações - 24 de fevereiro de 2025 4:14 am
- Milícia de Myanmar liberta 3.000 estrangeiros forçados a trabalhar em esquema criminoso - 24 de fevereiro de 2025 4:10 am
- Mais neve é esperada na costa do Mar do Japão até segunda-feira (24) - 24 de fevereiro de 2025 4:04 am