6 C
Kóka
sexta-feira, 18 outubro, 2024 3:31: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Título Líderes do G7 concordam com empréstimo de 50 bilhões de dólares para a Ucrânia

Acordo será financiado com juros de ativos russos congelados; reconstrução estimada em 480 bilhões de dólares.

Puglia, Itália, 14 de junho de 2024 (Agência de Notícias EFE) – Os líderes das nações do Grupo dos Sete (G7) concordaram em conceder um empréstimo de 50 bilhões de dólares à Ucrânia, utilizando os juros de ativos russos congelados para financiar a operação. O acordo foi anunciado durante a cúpula anual do G7, que ocorreu na região sul da Itália, em Puglia.

Na quinta-feira (13), o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy foi recebido pelos líderes do G7 em sua segunda participação presencial em uma reunião deste grupo. Os líderes compartilharam a crença de que seus aliados na Ucrânia precisam de mais suporte tanto em armamentos quanto para a reconstrução do país, devastado pela guerra.

Os líderes do G7 têm discutido como utilizar os aproximadamente 300 bilhões de dólares em fundos russos, a maioria mantidos em bancos europeus. O plano é fornecer um empréstimo à Ucrânia que será pago com os juros desses ativos. Oficiais seniores dos EUA afirmaram que o dinheiro continuará congelado até que a Rússia pague pelos danos causados, mesmo após qualquer cessar-fogo.

Analistas do Banco Mundial estimam que o custo de reconstrução da Ucrânia nos próximos dez anos ultrapassará 480 bilhões de dólares. “Este é um compromisso muito forte, que dá ao povo ucraniano a coragem necessária para defender sua independência e soberania,” disse o chanceler alemão Olaf Scholz.

Funcionários russos criticaram o movimento, alegando que tomar rendimentos de seus ativos seria ilegal. A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Maria Zakharova, afirmou que sustentar o regime de Kyiv com o dinheiro de outros ameaça “desequilibrar o sistema financeiro” e “criar crises desastrosas.”

Enquanto isso, os líderes russos não mostram sinais de recuar em sua luta, tendo dobrado seus gastos anuais com defesa.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img