Fukuoka, Japão, 18 de junho de 2024 (Agência de Notícias NHK) – A Agência Meteorológica do Japão anunciou na segunda-feira (17) que a temporada de chuvas começou no norte da região de Kyushu, no oeste do Japão. A temporada começou 13 dias mais tarde do que o habitual e 19 dias mais tarde do que no ano passado.
Fortes chuvas estão atingindo o sul de Kyushu e a província de Okinawa de forma intermitente. O tempo chuvoso e nublado deve continuar principalmente em Kyushu, com a previsão de até 300 milímetros de chuva no sul de Kyushu e Shikoku até o meio-dia de terça-feira (18). A agência meteorológica alerta para o risco de deslizamentos de terra, inundações em áreas baixas e rios transbordando.
Uma frente de chuva ao largo da costa do Pacífico do Japão deve se intensificar, provavelmente trazendo tempestades para regiões entre as Ilhas Nansei e o leste do Japão até terça-feira (18). Nuvens de chuva podem se formar sobre as prefeituras de Miyazaki e Kagoshima, excluindo Amami, de segunda-feira (17) à noite até terça-feira (18) de manhã. Nuvens de chuva também podem se formar sobre quatro prefeituras em Shikoku na manhã de terça-feira (18), aumentando significativamente o risco de desastres.
A Agência Meteorológica do Japão está pedindo cautela contra deslizamentos de terra, inundações em áreas baixas, rios transbordando, raios, rajadas de vento e tempestades de granizo. As pessoas são aconselhadas a tomar medidas de segurança, incluindo se abrigar em edifícios resistentes, caso haja sinais de nuvens de tempestade se aproximando. Além disso, é recomendado que os moradores das áreas onde se espera chuva intensa verifiquem os mapas de risco locais com antecedência e confirmem as informações mais recentes para evacuar cedo, se necessário.
A temporada de chuvas, conhecida como ‘Tsuyu’, é um período crítico no Japão, com cerca de 30% da precipitação anual ocorrendo entre junho e julho. A chuva intensa frequentemente ocorre no final da temporada, exigindo preparações antecipadas para minimizar os impactos. Este ano, a temporada começou mais tarde do que o habitual, mas a previsão de chuvas intensas permanece, destacando a necessidade de vigilância contínua e medidas de segurança
- Ex-ministro da Defesa da Coreia do Sul tenta suicídio - 12 de dezembro de 2024 5:19 am
- Trump zomba de Trudeau e sugere que Canadá vire estado dos EUA - 12 de dezembro de 2024 5:15 am
- Exportações da China crescem antes de possível aumento de tarifas - 12 de dezembro de 2024 5:11 am