Nova York, Estados Unidos, 6 de junho de 2024 (Agência de Notícias ONU) – O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, expressou um forte senso de crise após relatórios de uma agência meteorológica da ONU na quarta-feira (5) sobre o aumento da taxa de aquecimento global.
Em um discurso no mesmo dia, Guterres observou que “o objetivo de limitar o aquecimento global de longo prazo a 1,5°C está pendurado por um fio”.
“Rampa de saída da estrada para o inferno climático”
Ele apelou à comunidade internacional para fazer mais para conter o aquecimento global, pedindo “uma rampa de saída da estrada para o inferno climático”.
“Todos nós podemos fazer a diferença, abraçando tecnologias limpas, reduzindo os combustíveis fósseis em nossas próprias vidas”, afirmou.
Levando em conta que muitos governos restringem ou proíbem a publicidade de produtos prejudiciais à saúde humana, o chefe da ONU instou “todos os países a banirem anúncios de empresas de combustíveis fósseis”.
“Momento de todos entrarem em ação”
Ele também alertou que “nenhum país pode resolver a crise climática isoladamente”. Guterres pediu cooperação, dizendo: “Este é um momento de todos entrarem em ação”.
O discurso enfatizou a urgência de ações globais coordenadas para enfrentar o aquecimento global acelerado, com apelos por medidas ousadas, como restringir a publicidade de combustíveis fósseis e uma transição mais rápida para energias renováveis.
- Alunos do Colégio Santos Dumont da cidade de Konan celebram formatura - 22 de dezembro de 2024 12:29 pm
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am