Kushimoto, Wakayama, Japão, 11 de junho de 2024 (Agência de Notícias Kyodo) – Japoneses e turcos prestaram suas homenagens aos tripulantes que morreram quando um navio turco naufragou na costa da província de Wakayama, no oeste do Japão, há 134 anos.
O Ertugrul, um navio à vela da marinha turca, naufragou perto da cidade de Kushimoto em 1890. Mais de 500 pessoas a bordo morreram, mas moradores locais resgataram outras 69. O incidente é considerado o início de um relacionamento amistoso entre os dois países.
Uma cerimônia de homenagem foi realizada na segunda-feira (10) em frente a um cenotáfio do incidente em uma colina com vista para o local do naufrágio. Cerca de 130 pessoas depositaram flores no memorial e fizeram uma oração em silêncio. Entre elas estava a Princesa Akiko de Mikasa, do Japão.
Muitas pessoas do lado turco viajaram em um navio da marinha que veio ao Japão para marcar o 100º ano das relações diplomáticas entre Japão e Turquia.
O embaixador turco no Japão, Korkut Gungen, disse estar feliz que Kushimoto seja a primeira parada deste navio da marinha no Japão, pois a cidade é um lugar especial para a Turquia. O embaixador também expressou esperança de que Turquia e Japão continuem a se ajudar mutuamente.
O prefeito de Kushimoto, Tashima Katsumasa, afirmou que trabalhará para manter a história de amizade que dura 100 anos.
O navio turco deixará Kushimoto na terça-feira (11) e visitará Tóquio e Hiroshima.
A cerimônia relembra um trágico incidente que fortaleceu os laços históricos de amizade entre Japão e Turquia, com os dois países compartilhando homenagens às vítimas do naufrágio de 1890.
- Centro comunitário apoia vítimas do terremoto em Wajima - 21 de abril de 2025 8:35 am
- Japão avalia rever padrão de recarga de veículos elétricos - 21 de abril de 2025 8:22 am
- Ishiba defende solução equilibrada para tarifas com EUA - 21 de abril de 2025 3:21 am