Teerã, Irã, 11 de junho de 2024 (Agência de Notícias Associated Press) – O governo iraniano divulgou a lista de seis pessoas autorizadas a concorrer na eleição presidencial em 28 de junho. A maioria dos principais candidatos reformistas e moderados foi desqualificada.
O Ministério do Interior anunciou no domingo (9) a lista de candidatos para a eleição, convocada após a morte do presidente Ebrahim Raisi em um acidente de helicóptero no mês passado.
Oitenta pessoas se inscreveram como candidatos. O Conselho dos Guardiões, um painel de juristas islâmicos e outros, aprovou apenas seis deles como candidatos após examinar suas qualificações, como lealdade ao establishment islâmico do país.
Os seis incluem o presidente do parlamento, Mohammad Baqer Qalibaf, que já pertenceu à Guarda Revolucionária Islâmica. Ele é um conservador linha-dura, assim como Raisi, cuja administração estava em forte desacordo com os países ocidentais.
A lista também contém outro conservador linha-dura, Saeed Jalili, que foi secretário do Conselho Superior de Segurança Nacional, órgão responsável pela defesa nacional e assuntos externos.
A candidatura também foi concedida a Masoud Pezeshkian, que foi vice-presidente do parlamento e ministro da Saúde. Ele é um reformista que busca o diálogo com as potências ocidentais.
Porém, outros grandes reformistas e moderados foram desqualificados por razões desconhecidas. O ex-presidente Mahmoud Ahmadinejad, popular entre os menos favorecidos, também foi impedido de concorrer.
A participação dos eleitores na eleição presidencial anterior, em 2021, foi de 48,8%, a mais baixa desde que o establishment islâmico assumiu o poder no Irã em 1979. Muitos não votaram por estarem insatisfeitos com a desqualificação de grandes reformistas e moderados.
O Ministério do Interior disse que as campanhas eleitorais para a próxima eleição começaram oficialmente no domingo (9).
- OMS pode cortar US$ 400 mi do orçamento após saída dos EUA - 6 de fevereiro de 2025 2:55 am
- Trump propõe controle dos EUA sobre Gaza e reassentamento palestino - 5 de fevereiro de 2025 10:30 am
- EUA e China aumentam tensão com novas tarifas comerciais - 5 de fevereiro de 2025 10:03 am