Phnom Penh, Camboja, 5 de junho de 2024 – Agência de Notícias Reuters – O Primeiro-ministro do Camboja, Hun Manet, manteve conversações com o Secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, na terça-feira (4). A reunião é vista como uma tentativa de Washington de conter a crescente influência militar da China no sudeste asiático.
A visita de Austin ao Camboja ocorre dois dias após sua participação no diálogo de segurança Shangri-La, em Singapura.
Hun Manet afirmou que Austin lhe comunicou a intenção dos Estados Unidos de fortalecer e expandir a cooperação com o Camboja, especialmente na área de defesa. Manet também solicitou a Austin a retomada da cooperação militar, incluindo a realização de exercícios conjuntos e intercâmbio de cadetes. Ambos, Austin e Hun Manet, se formaram na Academia Militar dos EUA em West Point.
Anteriormente, Austin se reuniu com o Presidente do Senado do Camboja, Hun Sen, que foi o primeiro-ministro mais antigo do país.
Hun Sen relatou que Austin lhe disse que Washington está trabalhando para melhorar os laços com o Camboja. Ele também pediu a Austin que não envolvesse o Camboja na “batalha estratégica geopolítica” dos Estados Unidos.
Os EUA estão preocupados com os recentes laços militares entre o Camboja e a China. Os últimos exercícios militares anuais conjuntos entre os dois países terminaram na semana passada.
Washington e seus aliados temem que a Base Naval de Ream, no Camboja, perto do Mar do Sul da China, esteja se desenvolvendo como um novo posto estratégico para a marinha chinesa.
- Polícia tailandesa detém dois japoneses suspeitos de golpe - 12 de março de 2025 12:13 pm
- Macron pede plano de segurança para garantir paz na Ucrânia - 12 de março de 2025 11:44 am
- Trump pode reverter tarifa de 50% sobre metais canadenses - 12 de março de 2025 11:39 am