Roma, Itália, 15 de junho de 2024 (Agência de Notícias do Vaticano) – O Papa Francisco fez um forte apelo para que as decisões importantes não sejam deixadas nas mãos da inteligência artificial. Durante uma sessão especial sobre IA na cúpula do G7, realizada na Itália no dia 8 de junho, o pontífice destacou a necessidade de proibir armas que utilizam inteligência artificial para selecionar e atacar alvos.
O Papa Francisco, que é o primeiro pontífice a participar de uma cúpula do G7, enfatizou que, embora a IA possa acelerar significativamente a pesquisa científica, ela também pode exacerbar as desigualdades entre nações avançadas e em desenvolvimento, bem como entre classes sociais dominantes e oprimidas.
“Devemos ser muito claros de que a tomada de decisões, mesmo quando enfrentamos seus aspectos às vezes dramáticos e urgentes, deve sempre ser deixada para a pessoa humana”, declarou o Papa. Ele expressou preocupações de que, ao depender demais das máquinas, os humanos possam perder a capacidade de tomar decisões sobre si mesmos.
O pontífice chamou a atenção para a urgência de reconsiderar o desenvolvimento e uso de “armas letais autônomas” e, em última instância, proibir sua utilização. Ele argumentou que a capacidade de fazer escolhas fundamentais deve permanecer com os humanos para garantir que a dignidade e a justiça prevaleçam nas ações globais.
O Papa Francisco tem sido um crítico contundente da aplicação da inteligência artificial, especialmente no contexto militar. Ele tem manifestado repetidamente suas preocupações sobre o uso da tecnologia para fins bélicos, ressaltando os riscos éticos e morais envolvidos.
Ao final de seu discurso, o Papa reforçou a necessidade de uma abordagem ética no desenvolvimento e implementação de tecnologias de inteligência artificial, sublinhando que a humanidade deve guiar o progresso tecnológico e não ser guiada por ele.
Para mais informações, a Agência de Notícias do Vaticano está acompanhando de perto as discussões do G7 e as declarações do Papa Francisco sobre o uso da inteligência artificial.
- Juiz adia decisão sobre caso de suborno envolvendo Trump - 13 de novembro de 2024 9:04 am
- Ataque com carro em Zhuhai deixa 35 mortos e choca China - 13 de novembro de 2024 8:58 am
- Trump escolhe aliados para cargos-chave de segurança - 13 de novembro de 2024 8:51 am