Taipei, Taiwan, 2 de junho de 2024 (Agência de Notícias AP) – Autoridades da guarda costeira de Taiwan informaram que dois navios militares chineses navegaram em águas próximas às Ilhas Kinmen, controladas por Taiwan.
A Administração da Guarda Costeira de Taiwan anunciou no sábado (1) que os navios chineses invadiram o que chamam de “águas restritas” ao sul das ilhas na quarta-feira (29).
As autoridades taiwanesas proíbem a entrada de navios chineses na área sem permissão. No incidente de quarta-feira (29), barcos de patrulha foram enviados para advertir as embarcações chinesas a se retirarem, mas os navios navegaram nas águas por cerca de 40 minutos.
O Comando de Defesa de Kinmen do Exército de Taiwan declarou que monitora todos os movimentos na área e reagiu de acordo com o nível de ameaça.
As autoridades chinesas começaram a afirmar uma posição mais clara de negação da jurisdição de Taiwan sobre as águas após a morte de dois pescadores chineses que operavam ilegalmente perto das ilhas em fevereiro, quando seu barco naufragou enquanto eram perseguidos pela guarda costeira de Taiwan.
Desde então, navios chineses, incluindo embarcações da Guarda Costeira, têm sido frequentemente observados invadindo as águas do lado taiwanês. No entanto, até recentemente, não havia relatos de navios militares chineses entrando na área.
Na semana passada, os militares chineses realizaram exercícios em torno da ilha principal de Taiwan e também ao redor de Kinmen e outras ilhas remotas. Embarcações militares navegaram em águas próximas às Ilhas Kinmen pela primeira vez, levando Taiwan a aumentar seu nível de alerta.
- JEBRA Japão 2025 anuncia apresentação do renomado artista mato-grossense Henrique Maluf - 23 de fevereiro de 2025 11:53 am
- JEBRA 2025 apresenta a maior festa gastronômica brasileira em Shizuoka! - 23 de fevereiro de 2025 11:39 am
- Danilo Ozahata fala sobre a inauguração da academia Fit One em Shiga - 23 de fevereiro de 2025 10:56 am