5.3 C
Kóka
segunda-feira, 23 dezembro, 2024 12:41: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Lula diz que Putin e Zelensky “estão gostando da guerra”

Presidente brasileiro critica postura dos líderes russo e ucraniano e reitera a necessidade de negociações de paz

Genebra, Suíça, 17 de junho de 2024 (Agência de Notícias EBC) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quinta-feira (13), que os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, “estão gostando da guerra” que começou em fevereiro de 2022 com a invasão dos russos ao território ucraniano. Lula reiterou a posição de neutralidade do Brasil e voltou a defender que os líderes encontrem uma solução negociada para a paz.

“Eu não faço defesa do Putin, o Brasil foi o primeiro país a criticar a Rússia pela invasão do país. O que eu não faço é ter lado, o meu lado é a paz […]. O Brasil tem uma posição definida, nós estaremos dispostos a participar de qualquer reunião que discuta paz se tiver os dois conflitantes na mesa, se tiver Rússia e Ucrânia, porque senão não é discutir paz”, disse Lula em Genebra, após participação na conferência da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Antes do evento, Lula esteve com a presidenta da Suíça, Viola Amherd, que convidou o líder brasileiro a participar de uma cúpula pela paz entre Rússia e Ucrânia, a ser realizada entre os dias 15 e 16 de junho no país europeu. Lula declinou do convite, reafirmando que o Brasil tem interesse em viabilizar discussões caso as duas partes do conflito se sentem à mesa.

“Eu tinha mandado uma carta para a presidenta [da Suíça] dizendo que o Brasil não vai participar de uma cúpula em que só tem um lado. A guerra é feita por duas nações, ou seja, se você quiser ir contra a paz, você tem que colocar os dois numa mesa de negociação. Mas [se] você coloca só um lado, você não quer paz”, afirmou, lembrando sua conversa com Putin na última segunda-feira (10).

“Esta semana mesmo o Putin me ligou, eu mostrei para ele a necessidade de a gente encontrar uma solução, sentar numa mesa de negociação e parar de matar, para que as pessoas comecem a trabalhar e viver suas vidas”, acrescentou Lula.

“Acho que tem que ter um acordo, agora se o Zelensky diz que não tem conversa com o Putin e o Putin diz que não tem conversa com o Zelensky, ou seja, é porque eles estão gostando da guerra, porque senão já tinham sentado para conversar e tentar encontrar uma solução pacífica. Qualquer solução pacífica mata menos gente, destrói menos e é mais benéfica ao povo tanto da Ucrânia quanto da Rússia”, concluiu o presidente brasileiro.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceEBC

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img