Burgenstock, Suíça, 16 de junho de 2024 (Agência de Notícias EFE) – Líderes mundiais se reuniram na cidade suíça de Burgenstock neste sábado (15) para discutir um plano de paz para a Ucrânia. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, manifestou esperança de que a cúpula proporcione um novo impulso para a paz.
Em uma coletiva de imprensa ao lado da presidente suíça Viola Amherd, Zelenskyy pediu apoio internacional unido para pressionar a Rússia a encerrar sua invasão. “Tudo o que for acordado na cúpula hoje fará parte do processo de pacificação que todos nós precisamos”, afirmou Zelenskyy. Ele acrescentou que acredita que os líderes testemunharão a história sendo feita na cúpula.
O governo suíço informou que delegados de 100 países e organizações estão participando das discussões de dois dias. Entre eles estão nações do que é coletivamente conhecido como o Sul Global. China e Rússia não estão participando.
Um rascunho da declaração conjunta, refere-se a três dos 10 pontos do plano de paz proposto pela Ucrânia. São eles: a segurança das usinas nucleares, a segurança alimentar e a libertação de todos os prisioneiros e o retorno das crianças transferidas à força para a Rússia.
O rascunho não menciona a retirada das tropas russas ou a restauração da integridade territorial da Ucrânia. Isso aparentemente ocorre em consideração aos países participantes que têm laços estreitos com Moscou.
A cúpula na Suíça destaca o empenho global em encontrar uma solução pacífica para o conflito na Ucrânia, com a esperança de que um novo caminho para a paz possa ser traçado. A colaboração contínua e o apoio internacional são vistos como essenciais para a estabilização e reconstrução da Ucrânia em meio a um período tumultuado de sua história.
Para mais informações, continue acompanhando as atualizações da Agência de Notícias Internacional.
- Alunos do Colégio Santos Dumont da cidade de Konan celebram formatura - 22 de dezembro de 2024 12:29 pm
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am