Washington D.C., Estados Unidos, 13 de junho de 2024 (Agência de Notícias AP) – Um alto funcionário do governo dos EUA diz que os países do Grupo dos Sete analisarão formas de usar ativos russos congelados para fornecer financiamento à Ucrânia.
O porta-voz de segurança nacional da Casa Branca, John Kirby, disse na terça-feira (11) que o assunto estará na agenda da cúpula do G7 a partir desta quinta-feira (13) na Itália.
“Acho que vocês verão unanimidade aqui no G7 quando se trata de trabalhar para usar esses ativos congelados para ajudar a Ucrânia com sua reconstrução”, disse Kirby. Ele afirmou que os líderes anunciarão “novos passos” nesse sentido.
Kirby disse que os líderes do G7 também anunciarão um novo conjunto de sanções e controles de exportação, visando entidades e redes que estão ajudando a Rússia a obter recursos para a invasão da Ucrânia.
Ele acrescentou que o presidente dos EUA, Joe Biden, e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, realizarão uma coletiva de imprensa na quinta-feira (13), à margem da cúpula.
A reunião do G7 ocorre em meio a esforços para aumentar a pressão sobre a Rússia e fornecer mais apoio econômico e de reconstrução para a Ucrânia, que continua enfrentando a invasão russa iniciada em fevereiro de 2022.
- Ministro japonês pede isenção de tarifas dos EUA - 15 de março de 2025 7:53 am
- Japão bate recorde de residentes estrangeiros - 15 de março de 2025 7:39 am
- Ex-primeiro-ministro da Malásia sob investigação por corrupção - 15 de março de 2025 7:30 am