Tóquio, Japão, 20 de junho de 2024 (Agência de Notícias NHK) – O Ministério da Saúde e Bem-Estar do Japão decidiu permitir que estrangeiros em programas de treinamento técnico e trabalhadores qualificados específicos ofereçam cuidados de enfermagem domiciliar, em uma tentativa de enfrentar a grave escassez de cuidadores no país.
Atualmente, apenas um número limitado de estrangeiros certificados como cuidadores pode fornecer cuidados de enfermagem domiciliar, que é realizado por um único trabalhador. Isso ocorre porque é difícil para eles obter ajuda ou orientação de outros funcionários.
Estagiários técnicos estrangeiros e trabalhadores qualificados específicos com status de residência não são permitidos a atuar na indústria.
Um painel do ministério aprovou na quarta-feira (19) um plano para permitir que esses trabalhadores se tornem cuidadores domiciliares, desde que atendam a certas condições.
Especificamente, os candidatos terão que concluir um curso de treinamento inicial sobre técnicas de cuidados.
Os empregadores também precisarão treiná-los nos estilos de vida japoneses e nos meios de comunicação, além de acompanhar os estagiários na prática real por um determinado período.
Funcionários do ministério visitarão os empregadores para verificar se as pessoas estão sendo devidamente treinadas e iniciarão um serviço de consulta para cuidadores estrangeiros, a fim de prevenir e resolver possíveis casos de assédio.
O ministério planeja solicitar comentários públicos sobre o plano e começar a implementá-lo já no ano fiscal de 2025, que começa em abril próximo.
- Trump propõe controle dos EUA sobre Gaza e reassentamento palestino - 5 de fevereiro de 2025 10:30 am
- EUA e China aumentam tensão com novas tarifas comerciais - 5 de fevereiro de 2025 10:03 am
- Trump e Netanyahu discutem cessar-fogo na Casa Branca - 5 de fevereiro de 2025 9:55 am