Tóquio, Japão, 18 de junho de 2024 (Agência de Notícias NHK) – A Força de Autodefesa Marítima do Japão afirma ter realizado exercícios conjuntos com os Estados Unidos, Filipinas e Canadá no Mar da China Meridional.
Os exercícios no domingo (16) envolveram um contratorpedeiro da Força de Autodefesa Marítima do Japão, um contratorpedeiro da Marinha dos EUA, uma embarcação de patrulha da Marinha das Filipinas e uma fragata da Marinha Real do Canadá.
Oficiais dizem que esta foi a primeira vez que os quatro países conduziram juntos o que chamam de “Atividade Cooperativa Marítima”. As embarcações participantes realizaram uma série de atividades para testar sua coordenação, incluindo treinamento de comunicação e navegação.
Em abril, a Força de Autodefesa Marítima do Japão participou da Atividade Cooperativa Marítima conduzida no Mar da China Meridional com as marinhas dos EUA, Filipinas e Austrália.
Oficiais da Força de Autodefesa Marítima disseram que o Japão fortalecerá a cooperação com seus aliados e parceiros e contribuirá para manter a paz, a estabilidade e a ordem marítima regionais.
Isso ocorre em um momento em que a China intensificou suas atividades nas águas, onde navios filipinos foram repetidamente interrompidos por embarcações de patrulha chinesas.
- Primeiro-ministro japonês parabeniza Trump e planeja reunião - 7 de novembro de 2024 2:55 pm
- Nascimentos no Japão podem cair abaixo de 700 mil em 2024 - 7 de novembro de 2024 2:50 pm
- 60% das cidades japonesas não possuem maternidades - 7 de novembro de 2024 2:41 pm