14.4 C
Kóka
sábado, 19 outubro, 2024 3:16: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Japão e EUA trocam acusações com Coreia do Norte na ONU sobre lançamento de satélite espião

Conselho de Segurança convocou reunião de emergência após falha no lançamento norte-coreano.

Nova York, Estados Unidos, 2 de junho de 2024 (Agência Notícias ONU) – O Japão e os Estados Unidos trocaram acusações com a Coreia do Norte no Conselho de Segurança da ONU sobre a mais recente tentativa fracassada de Pyongyang de lançar um satélite espião militar.

O Conselho convocou uma reunião de emergência na sexta-feira (26) a pedido do Japão, EUA e outros países.

Condenação ao uso de tecnologia de mísseis balísticos
A Coreia do Norte anunciou na segunda-feira (22) que seu lançamento terminou em falha após um novo tipo de foguete carregando o satélite de reconhecimento militar explodir no ar.

Vários países condenaram o Norte pelo lançamento, que usou tecnologia de mísseis balísticos em violação às resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

O embaixador do Japão na ONU, Yamazaki Kazuyuki, disse: “A Coreia do Norte está completamente desrespeitando as resoluções do Conselho de Segurança adotadas por unanimidade, o secretário-geral e a Carta das Nações Unidas”.

Acusações sobre cooperação com a Rússia
O vice-embaixador dos EUA na ONU, Robert Wood, disse que Pyongyang transferiu ilegalmente mísseis balísticos e munições para ajudar os ataques russos à Ucrânia, “prolongando o sofrimento do povo ucraniano”.

O enviado norte-coreano Kim Song acusou os EUA de realizar frequentes exercícios militares na Península Coreana, tornando-a “a zona mais frágil do mundo, repleta do perigo de eclosão de guerra”.

Ele acrescentou que o lançamento de um satélite de reconhecimento militar é “indispensável para fortalecer as capacidades de defesa” e proteger a soberania do país.

A Rússia descreveu as acusações dos EUA sobre a suposta cooperação militar com Pyongyang como “absolutamente infundadas”.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img