2.6 C
Kóka
domingo, 22 dezembro, 2024 5:08: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Japão e Coreia do Norte realizaram encontro secreto na Mongólia

Oficiais japoneses e norte-coreanos se reuniram em Ulaanbaatar em maio, diz jornal sul-coreano.

Tóquio, Japão, 13 de junho de 2024 (Agência de Notícias de NHK) – Um dos principais jornais da Coreia do Sul, o JoongAng Ilbo, divulgou nesta quinta-feira (13) que autoridades do Japão e da Coreia do Norte mantiveram contato no mês passado na Mongólia. Segundo múltiplas fontes citadas pelo jornal, as duas delegações se encontraram em uma região próxima à capital Ulaanbaatar em meados de maio.

De acordo com o relatório, três oficiais norte-coreanos do Reconnaissance General Bureau, a agência de espionagem do país, e do órgão responsável por obter moeda estrangeira participaram do encontro. A delegação japonesa incluía um político cujo nome não foi divulgado.

Uma das fontes mencionou ao jornal que as duas partes tinham programado um novo encontro na Região Autônoma da Mongólia Interior, na China, na segunda metade da semana passada. No entanto, não há informações confirmadas sobre a realização dessa reunião.

O encontro atraiu a atenção dos observadores, que especulavam sobre a possibilidade de autoridades japonesas e norte-coreanas se encontrarem durante uma conferência internacional sobre segurança no Nordeste Asiático, realizada na semana passada na Mongólia. No entanto, a Coreia do Norte não enviou uma delegação para o evento.

Em março, Kim Yo Jong, irmã mais nova do líder norte-coreano Kim Jong Un, emitiu um comunicado rejeitando qualquer contato ou negociação com o lado japonês, tornando a notícia do encontro ainda mais surpreendente.

O JoongAng Ilbo sugere que a Coreia do Norte pode estar procurando diversas maneiras de superar suas dificuldades econômicas e diplomáticas, levando-a a considerar tais encontros não oficiais.

Este recente desenvolvimento pode indicar uma tentativa de ambos os países de abrir canais de comunicação, apesar das tensões persistentes e das declarações públicas de rejeição a negociações formais. Resta observar como essa situação se desenrolará e se novos encontros entre as nações serão confirmados futuramente.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img