2.6 C
Kóka
quinta-feira, 14 novembro, 2024 2:12: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Japão deve registrar número recorde de baixas em nascimentos em 2024

Think tank japonês prevê que nascimentos ficarão abaixo de 700 mil neste ano.

Tóquio, Japão, 15 de junho de 2024 (Agência de Notícias Kyodo) – O Japão está prestes a registrar um recorde histórico de baixa no número de nascimentos em 2024. De acordo com uma estimativa divulgada pelo renomado think tank Japan Research Institute (JRI), o número de nascimentos no país deve cair abaixo de 700 mil este ano, marcando um novo mínimo desde o início dos registros governamentais.

A estimativa do JRI, baseada em dados preliminares do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão, aponta que o número de nascimentos em 2024 será de aproximadamente 698 mil. Essa projeção antecipa em 14 anos a previsão anterior do Instituto Nacional de População e Seguridade Social, que havia previsto que os nascimentos cairiam abaixo de 700 mil apenas em 2038.

Fujinami Takumi, pesquisador sênior do JRI, atribuiu esse declínio acentuado à diminuição da população jovem no Japão e às mudanças nos valores sociais, onde cada vez mais pessoas acreditam que o casamento e a criação de filhos não são essenciais. Ele também destacou os efeitos prolongados da pandemia de COVID-19, que resultou em uma queda no número de casamentos devido à redução de oportunidades para jovens se encontrarem.

Fujinami sugeriu que para combater essa tendência, seria necessário aumentar os salários reais dos jovens trabalhadores e erradicar a desigualdade de gênero tanto no lar quanto no local de trabalho. Ele acredita que essas medidas poderiam reduzir as pressões sobre as mães trabalhadoras, incentivando assim um aumento na taxa de natalidade.

Este cenário demográfico preocupante coloca o Japão diante de desafios significativos para o futuro, incluindo um envelhecimento populacional acelerado e uma força de trabalho em declínio. As políticas governamentais voltadas para o incentivo ao casamento e à procriação serão cruciais nos próximos anos para tentar reverter essa tendência.

A situação destacada pelo JRI ressalta a necessidade urgente de reformas econômicas e sociais para apoiar as famílias e promover um ambiente onde os jovens se sintam capacitados e motivados a ter filhos. Com essas mudanças, o Japão poderá enfrentar melhor os desafios de sua transição demográfica e assegurar um futuro mais estável e próspero.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img