Tóquio, Japão, 6 de junho de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – O Parlamento do Japão aprovou um tratado para estabelecer uma organização destinada a coordenar o desenvolvimento de um caça de próxima geração em parceria com o Reino Unido e a Itália.
A Câmara Alta do Parlamento deu sua aprovação durante a sessão plenária de quarta-feira (5), com a maioria a favor. A medida recebeu o apoio do Partido Liberal Democrático, seu parceiro de coalizão Komeito, bem como do Partido Democrático Constitucional e do Partido da Inovação do Japão, ambos da oposição.
O projeto, denominado Programa Global de Combate Aéreo (Global Combat Air Programme – GCAP, na sigla em inglês), desenvolverá o novo caça. Os três países concordaram em criar o órgão de coordenação, chamado “Organização Governamental Internacional do GCAP” (GCAP International Government Organization – GIGO, na sigla em inglês).
A GIGO terá sua sede no Reino Unido, com um nacional japonês assumindo como seu primeiro líder. O tratado especifica as contribuições para o orçamento operacional e o envio de pessoal governamental para a organização.
Espera-se que várias centenas de pessoas trabalhem na nova organização. O governo japonês planeja enviar funcionários e engenheiros do Ministério da Defesa, bem como pessoal da Força Aérea de Autodefesa. O número exato de pessoal ainda não foi decidido.
A GIGO será inaugurada no outono, na data mais próxima possível, e iniciará os arranjos com empresas participantes e o trabalho no cronograma de desenvolvimento.
- Primeiro-ministro japonês parabeniza Trump e planeja reunião - 7 de novembro de 2024 2:55 pm
- Nascimentos no Japão podem cair abaixo de 700 mil em 2024 - 7 de novembro de 2024 2:50 pm
- 60% das cidades japonesas não possuem maternidades - 7 de novembro de 2024 2:41 pm