11.5 C
Kóka
sábado, 19 outubro, 2024 5:31: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Ishikawa luta para evitar mortes relacionadas a desastres 5 meses após terremoto

Autoridades enfrentam desafio de prevenir isolamento social em áreas atingidas pelo poderoso tremor.

Ishikawa, Japão, 2 de junho de 2024 (Agência Notícias Kyodo) – Autoridades da província de Ishikawa continuam enfrentando o desafio de prevenir mortes relacionadas a desastres e o isolamento social de pessoas em áreas atingidas pelo poderoso terremoto de Ano Novo na região central do Japão.

Neste sábado (1) marca cinco meses desde que o tremor abalou a Península de Noto. Autoridades de Ishikawa dizem que 260 pessoas morreram na província, com outras três desaparecidas.

30 mortes por causas relacionadas ao desastre
Entre as vítimas, 30 morreram por causas relacionadas ao desastre, como estresse e fadiga, enquanto viviam longe de casa. O número de mortes desse tipo pode aumentar ainda mais.

Esforços estão em andamento para construir moradias temporárias nas comunidades afetadas. Mais de 4.400 unidades foram construídas até agora, ou cerca de 70% do número estimado como necessário pela província.

Risco de isolamento com mais desabrigados em casas temporárias
À medida que mais desabrigados se mudam para casas temporárias, as autoridades de Ishikawa enfrentam o risco de morte relacionada a desastres e isolamento.

Autoridades da província planejam aumentar os esforços enviando enfermeiras de saúde pública para visitar as moradias temporárias e oferecer refeições e banhos para idosos. Eles também pretendem criar locais onde os desabrigados possam se reunir e interagir.

Mais de 3.000 pessoas ainda vivem em abrigos de evacuação, esperando se mudar para moradias onde possam viver com tranquilidade.

A província está acelerando a construção de mais unidades temporárias, mas outros desafios permanecem, como a demolição de casas destruídas e o reparo de moradias danificadas o mais rápido possível.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img