Hanoi, Vietnã, 13 de outubro de 2023 (Agência de Notícias do Xinhua) – O presidente do Vietnã, To Lam, instou a China a seguir as regras do direito marítimo. A mídia estatal informou que ele se reuniu na terça-feira (10) com Xiong Bo, embaixador de Pequim em Hanoi.
Lam destacou a importância de manter laços amigáveis com a China e elogiou uma série de acordos firmados durante a visita do presidente Xi Jinping ao Vietnã no ano passado. No entanto, ele também enfatizou a questão do Mar da China Meridional, onde os dois países têm uma disputa territorial de longa data.
O presidente vietnamita pediu uma solução baseada na Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar de 1982. Autoridades vietnamitas relataram neste mês que um navio da marinha chinesa foi encontrado realizando uma pesquisa ilegal na zona econômica exclusiva do Vietnã.
Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores expressou profunda preocupação a Pequim sobre o incidente. A situação no Mar da China Meridional continua a ser uma questão sensível e de extrema importância para ambos os países.
- Primeiro-ministro japonês parabeniza Trump e planeja reunião - 7 de novembro de 2024 2:55 pm
- Nascimentos no Japão podem cair abaixo de 700 mil em 2024 - 7 de novembro de 2024 2:50 pm
- 60% das cidades japonesas não possuem maternidades - 7 de novembro de 2024 2:41 pm