1.4 C
Kóka
segunda-feira, 23 dezembro, 2024 8:31: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Guarda Costeira da China intensifica atividades no Mar da China Oriental

Navio gigante da Guarda Costeira Chinesa navega cada vez mais próximo à linha mediana entre Japão e China, elevando tensões na região.

Pequim, China, 3 de junho de 2024 – Agência de Notícias NHK. Segundo a NHK, um dos maiores navios da Guarda Costeira da China tem navegado cada vez mais próximo à linha mediana entre o Japão e a China no Mar da China Oriental, enquanto transmite seus dados de localização.

A Guarda Costeira do Japão está monitorando de perto a situação nas águas, onde Pequim, aparentemente, busca afirmar sua presença por meio do que alguns especialistas consideram uma “ação demonstrativa”.

O “China Coast Guard 2901”, baseado em um porto na província de Zhejiang, é um navio de 165 metros de comprimento, com um deslocamento de cerca de 10.000 toneladas, e equipado com um canhão de 76 milímetros.

A análise da NHK sobre os dados do Sistema de Identificação Automática (AIS) dos últimos cinco anos sugere que o navio tem sido mais assertivo na área nos últimos dois anos.

A análise confirma que o navio às vezes cruzou a linha mediana. Também navegou frequentemente próximo a áreas que a China tem desenvolvido unilateralmente como campos de gás, apesar de um acordo de 2008 entre Tóquio e Pequim sobre o desenvolvimento conjunto.

Em fevereiro deste ano, o navio também foi encontrado navegando a leste da Ilha Dongyin, que é controlada efetivamente por Taiwan. Em abril, aproximou-se a até 80 quilômetros das Ilhas Senkaku, na província japonesa de Okinawa, transmitindo seus dados de localização em ambas as áreas.

O Japão controla as Ilhas Senkaku, e o governo japonês mantém que as ilhas são uma parte inerente do território japonês. China e Taiwan reivindicam as ilhas.

A mídia chinesa informou que o presidente Xi Jinping visitou o escritório de comando do navio em novembro do ano passado. Xi teria recebido relatórios diretamente dos membros da tripulação navegando no Mar da China Oriental via videoconferência e dado instruções sobre o fortalecimento das capacidades de aplicação da lei.

Fontes dizem que Pequim parece estar tentando aumentar sua presença no Mar da China Oriental, incluindo ao redor das Ilhas Senkaku. Elas afirmam que a China parece estar avaliando as respostas do Japão enquanto continuamente navega um dos navios mais proeminentes de sua guarda costeira nas águas.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img