Tóquio, Japão, 13 de junho de 2024 (Agência de Notícias NHK) – Segundo a NHK, um grupo japonês afirma ter descoberto ossos de duas pessoas na Ilha Peleliu, em Palau, enquanto procurava pelos restos mortais de soldados japoneses que morreram na ilha do Pacífico durante a Segunda Guerra Mundial.
Forças dos EUA e militares do Império Japonês travaram uma sangrenta batalha na ilha em 1944. Mais de 10.000 pessoas morreram do lado japonês. Os restos mortais de muitos deles ainda não foram desenterrados.
Documentos fornecidos pelos EUA e uma investigação do governo japonês indicam que o exército americano criou um local de sepultamento em massa para 1.086 militares japoneses na parte central da ilha.
A pedido do Ministério do Bem-Estar do Japão, a Associação Japonesa para Recuperação e Repatriação de Vítimas de Guerra realizou investigações em mais de 10 locais na tentativa de determinar o local exato.
A associação diz que, em maio, descobriu os ossos de duas pessoas. Afirma que a descoberta aumenta a possibilidade de que o local de sepultamento em massa esteja na área.
A associação planeja outra investigação em setembro. Diz que procurará mais restos mortais na mesma área. A entidade também afirma que, se determinar o local de sepultamento, iniciará uma operação completa para recuperar os restos mortais dos soldados mortos.
- FAB intercepta avião do Peru com drogas no espaço aéreo brasileiro - 4 de fevereiro de 2025 9:52 am
- Japão emite alerta para a onda de frio mais intensa do inverno - 4 de fevereiro de 2025 8:37 am
- EUA e México firmam acordo para adiar tarifas por um mês - 4 de fevereiro de 2025 8:31 am