Estocolmo, Suécia, 17 de junho de 2024 (Agência de Notícias Euro News) – De acordo com as Forças Armadas da Suécia, a Força Aérea Sueca interceptou a aeronave militar russa no sábado (17).
O comandante da Força Aérea Sueca postou no sábado que uma aeronave militar russa violou o espaço aéreo sueco na sexta-feira (16) a leste de Gotland.
“O ato russo é inaceitável e mostra falta de respeito por nossa integridade territorial”, postou o comandante da Força Aérea Sueca, Jonas Wikman, na rede social X.
A violação ocorre em meio a tensões crescentes entre a Suécia e a Rússia desde que o país nórdico solicitou a adesão à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) no ano passado, após a invasão russa da Ucrânia.
A Suécia, juntamente com a Finlândia, abandonou décadas de não-alinhamento militar e solicitou a adesão à aliança liderada pelos EUA em maio de 2022, após a invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro do mesmo ano.
A Turquia, membro da OTAN, inicialmente se opôs à adesão dos dois países nórdicos, mas concordou em remover seu veto em março deste ano, após a Suécia endurecer suas leis antiterrorismo.
- Nippon Steel e U.S. Steel contestam bloqueio de fusão nos EUA - 4 de fevereiro de 2025 5:14 am
- Ishiba se reúne com CEOs da OpenAI e SoftBank sobre IA - 4 de fevereiro de 2025 5:06 am
- Trump dialoga com líderes do Canadá e México antes de tarifas - 4 de fevereiro de 2025 4:38 am