Washington D.C., Estados Unidos, 13 de junho de 2024 (Agência de Notícias Associated Press) – Autoridades do Federal Reserve (Fed, banco central) dos EUA afirmam que a inflação caiu em direção à meta, mas decidiram manter a taxa de juros de referência estável. Eles sugeriram que farão apenas um corte na taxa este ano.
O Fed fez o anúncio após o encerramento de sua reunião de política monetária de dois dias na quarta-feira (12).
Os banqueiros centrais haviam elevado as taxas de juros para desestimular consumidores e empresas de tomarem empréstimos após a inflação atingir níveis não vistos em décadas.
A taxa de juros de referência está na faixa de 5,25% a 5,50% desde julho passado.
Embora a inflação tenha caído para menos da metade do nível recorde, autoridades dizem que mais melhoras são necessárias.
O presidente do Fed, Jerome Powell, afirmou: “Não achamos que seria apropriado reduzir as taxas e começar a afrouxar a política até termos mais confiança de que a inflação está voltando de forma sustentável para 2%”.
Suas novas projeções mostram que a taxa de fundos federais estaria em 5,1% no final do ano. Isso sinaliza apenas uma redução de um quarto de ponto percentual para o ano, duas a menos que a previsão anterior em março.
- Japão emite alerta para a onda de frio mais intensa do inverno - 4 de fevereiro de 2025 8:37 am
- EUA e México firmam acordo para adiar tarifas por um mês - 4 de fevereiro de 2025 8:31 am
- Aumento de preços de alimentos no Japão afeta mais de 1.600 itens - 4 de fevereiro de 2025 8:14 am