13.7 C
Kóka
sexta-feira, 14 março, 2025 10:35: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Ex-primeiro-ministro tailandês Thaksin é indiciado por difamação à monarquia

Thaksin Shinawatra foi libertado sob fiança após acusação de lesa-majestade.

Bangkok, Tailândia, 19 de junho de 2024 (Agência de Notícias Reuters) – O ex-primeiro-ministro tailandês Thaksin Shinawatra foi indiciado na terça-feira (18) sob a acusação de difamação à monarquia do país. Pouco depois, ele foi libertado sob fiança.

Os promotores tailandeses afirmam que as declarações de Thaksin em uma entrevista à mídia sul-coreana em 2015 violaram a lei de lesa-majestade do país. Pessoas consideradas culpadas de insultar a monarquia podem ser condenadas a até 15 anos de prisão.

Thaksin foi deposto em um golpe de estado em 2006 e viveu em exílio autoimposto por 15 anos. Ele retornou à Tailândia em agosto do ano passado. Após seu retorno, foi brevemente preso por condenações, incluindo corrupção, mas foi liberado em liberdade condicional em fevereiro.

Recentemente, o ex-líder se encontrou com figuras políticas tanto dentro quanto fora da Tailândia, incluindo o primeiro-ministro Srettha Thavisin. A mídia local sugere que o indiciamento pode ser visto como um esforço de dissuasão por parte dos conservadores, que estão cautelosos com a influência política de Thaksin.

A acusação contra Thaksin ocorre em um momento de tensão política na Tailândia, onde a monarquia é altamente reverenciada e protegida por leis rigorosas. A lei de lesa-majestade tem sido usada para silenciar críticos e opositores políticos, e o caso de Thaksin destaca as divisões profundas no cenário político do país.

A libertação sob fiança de Thaksin e os desdobramentos do caso serão acompanhados de perto, tanto dentro da Tailândia quanto pela comunidade internacional, dada a importância da estabilidade política na região.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img