Bangkok, Tailândia, 15 de junho de 2024 (Agência de Notícias Reuters) – A febre da dengue está se espalhando rapidamente na América Central, América do Sul e também na Ásia. Na sexta-feira (14), um evento foi realizado em Bangkok para alertar a população sobre a importância de tomar medidas contra a doença transmitida por mosquitos.
A exposição foi organizada pelo Ministério da Saúde da Tailândia em colaboração com empresas que desenvolvem medidas de combate a mosquitos. A febre da dengue causa febre alta, fortes dores de cabeça e dores musculares e nas articulações. Casos graves podem ser fatais.
Fabricantes japoneses exibiram um repelente de insetos que não utiliza inseticida químico e fraldas infundidas com extrato de capim-limão, substância que os mosquitos evitam.
Niti Haetanurak, vice-diretor do Departamento de Controle de Doenças da Tailândia, pediu à população que se esforce para evitar a infecção, afirmando que a febre da dengue durante a estação chuvosa deve se espalhar ainda mais nos próximos quatro meses.
A Organização Mundial da Saúde informou que a Tailândia registrou mais casos de dengue este ano do que no ano passado. Quase 160.000 pessoas foram infectadas em 2023, um aumento três vezes maior em relação ao ano anterior.
A organização aponta que o aumento foi provavelmente desencadeado por vários fatores, incluindo mudanças no sorotipo circulante e mudanças climáticas.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm