Washington, D.C., EUA, 20 de junho de 2024 (Agência de Notícias Reuters) – O governo dos Estados Unidos aprovou a possível venda de armas para Taiwan no valor de aproximadamente 360 milhões de dólares. O pacote de armas inclui veículos aéreos não tripulados do mesmo tipo que os Estados Unidos forneceram à Ucrânia.
O Departamento de Estado dos EUA emitiu um comunicado na terça-feira (18) anunciando que notificou o Congresso sobre a decisão no mesmo dia.
O comunicado afirma que as vendas propostas para Taiwan incluem 291 sistemas de drones ALTIUS 600M-V. Os EUA forneceram esses drones para a Ucrânia em sua luta contra a invasão russa.
A revista americana Foreign Policy citou em maio fontes familiarizadas com o interesse de Taiwan nos drones. A publicação mencionou que “oficiais taiwaneses acreditam cada vez mais que os drones suicidas fabricados nos EUA seriam eficazes para atacar navios chineses caso cruzem o Estreito de Taiwan.”
A declaração do Departamento de Estado afirmou que a venda proposta melhorará a capacidade de Taiwan de enfrentar ameaças atuais e futuras.
- EUA impõem novas taxas a navios chineses em seus portos - 19 de abril de 2025 11:15 am
- Zelenskyy acusa China de fornecer armas à Rússia - 19 de abril de 2025 9:59 am
- Presidente do Irã evita críticas aos EUA em discurso - 19 de abril de 2025 9:52 am