22.9 C
Kóka
terça-feira, 2024/07/02  6:29
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Estudo japonês revela avanço no tratamento de câncer de esôfago

Uso de três medicamentos antes da cirurgia aumenta taxa de sobrevivência.

Tóquio, Japão, 28 de junho de 2024 (Agência Kyodo) – Um grupo de pesquisadores do Centro Nacional de Câncer do Japão descobriu que o uso de três medicamentos anticâncer antes da cirurgia ajuda a aumentar a taxa de sobrevivência de pacientes com câncer de esôfago. Os resultados do estudo foram publicados na renomada revista médica The Lancet.

O tratamento padrão no Japão tem sido a administração de dois medicamentos anticâncer como primeira etapa para reduzir o tumor no esôfago antes de removê-lo cirurgicamente. Nos Estados Unidos e na Europa, os médicos frequentemente combinam o tratamento com dois medicamentos à radioterapia.

O grupo de pesquisa adicionou um terceiro medicamento, o docetaxel, ao tratamento pré-cirúrgico. Desde 2012, foram realizados ensaios clínicos envolvendo cerca de 600 pacientes. Os resultados mostraram que a taxa de sobrevida global em três anos foi de 72,1% quando três medicamentos foram usados, em comparação com 62,6% para dois medicamentos.

Embora a taxa de sobrevivência para o tratamento com dois medicamentos mais radioterapia tenha sido de 68,3%, os pesquisadores observaram uma proporção maior de mortes por doenças não relacionadas ao câncer, como pneumonia e doenças cardíacas, com este método.

O oncologista Ken Kato, do Hospital do Centro Nacional de Câncer, afirma que os ensaios clínicos do grupo provocaram uma revisão do tratamento para câncer de esôfago em todo o mundo. “Esforços de verificação estão em andamento nos EUA e em países europeus, possivelmente levando a uma mudança no tratamento padrão”, disse Kato.

Desde 2022, após a divulgação do relatório preliminar do grupo, o uso de três medicamentos antes da cirurgia tornou-se um tratamento padrão no Japão. Esta descoberta representa um avanço significativo no tratamento do câncer de esôfago, oferecendo esperança para pacientes em todo o mundo.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)