3.2 C
Kóka
sábado, 16 novembro, 2024 7:25: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Estátua simbolizando ‘mulheres de conforto’ é inaugurada na ilha italiana de Sardenha

Escultura gera preocupações na embaixada japonesa em Roma.

Stintino, Sardenha, Itália, 24 de junho de 2024 – Agência de Notícias ANSA – Uma estátua simbolizando as chamadas “mulheres de conforto” da época da guerra foi inaugurada na ilha italiana de Sardenha, provocando preocupações na embaixada do Japão em Roma.

Um grupo cívico, que doou a estátua, informou que a escultura foi erguida no início deste mês na cidade de Stintino, após a prefeitura conceder permissão. A estátua foi oficialmente inaugurada no sábado (22).

O grupo afirma que esta é a segunda estátua desse tipo colocada em um espaço público na Europa, seguindo uma instalação semelhante na capital alemã, Berlim. As autoridades locais de Stintino disseram que a estátua homenageia “as vítimas das atrocidades perpetradas durante a Segunda Guerra Mundial” e foi doada com o intuito de aumentar a conscientização sobre os direitos das mulheres em todo o mundo.

A embaixada japonesa na Itália declarou que está explicando a posição do Japão a várias partes envolvidas, expressando suas fortes preocupações e solicitando que medidas apropriadas sejam tomadas.

As “mulheres de conforto” foram mulheres, principalmente da Coreia e de outras partes da Ásia, que foram forçadas a trabalhar em bordéis militares japoneses durante a Segunda Guerra Mundial. A questão continua a ser um ponto sensível nas relações do Japão com seus vizinhos asiáticos.

A inauguração da estátua em Stintino ocorre em um momento de crescente atenção global para os direitos das mulheres e a necessidade de reconhecer e reparar injustiças históricas. A escultura em Sardenha busca não apenas lembrar as vítimas do passado, mas também promover a igualdade de gênero e os direitos humanos no presente.

A embaixada japonesa reiterou que o governo do Japão tem trabalhado para resolver essas questões de maneira diplomática e que continua comprometido com a reconciliação e a paz.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img