Pequim, China, 25 de junho de 2024 (Agência Xinhua) – As escolas japonesas na China estão intensificando suas medidas de segurança após um ataque a um ônibus que transportava estudantes japoneses em Suzhou, no leste da China, na segunda-feira (24).
Segundo o Consulado Geral do Japão em Xangai, um homem, aparentemente armado com uma faca, atacou quando o ônibus escolar chegou a um ponto de parada. O veículo transportava estudantes que retornavam de uma escola japonesa em Suzhou.
Autoridades consulares informaram que uma mãe japonesa e seu filho ficaram feridos no ataque. Uma assistente chinesa do ônibus foi esfaqueada e está em estado crítico. O agressor, supostamente um cidadão chinês, foi detido e está sendo interrogado, mas seu motivo ainda não está claro.
Como medida de precaução, a escola em Suzhou permaneceu fechada na terça-feira (25). A Embaixada do Japão em Pequim informou que as escolas japonesas em Pequim, Xangai e outras cidades chinesas estão funcionando normalmente, mas solicitaram às autoridades locais que reforcem a segurança. Os pais também estão sendo orientados a acompanhar seus filhos no trajeto de ida e volta da escola.
Em Tóquio, o Secretário-Chefe do Gabinete, Yoshimasa Hayashi, expressou pesar pelo incidente e desejou uma rápida recuperação às vítimas. Hayashi afirmou que o Consulado Geral em Xangai solicitou às autoridades locais que compartilhem informações e tomem medidas para prevenir incidentes semelhantes.
Funcionários consulares de Xangai foram enviados a Suzhou para fornecer apoio às pessoas envolvidas. Os consulados japoneses em toda a China emitiram alertas por e-mail, instando os cidadãos japoneses a ficarem atentos ao sair de casa.
Este incidente destaca a importância da cooperação entre as autoridades chinesas e japonesas para garantir a segurança da comunidade japonesa na China, especialmente em um momento de tensões geopolíticas na região.
- Militares dos EUA acusados de abuso sexual em Okinawa, novamente - 24 de abril de 2025 12:12 pm
- EUA resistem à revisão de tarifas de Trump sobre o Japão - 24 de abril de 2025 9:59 am
- Trump pode reduzir tarifas sobre produtos da China - 24 de abril de 2025 9:53 am