22.9 C
Kóka
terça-feira, 2024/07/02  6:27
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Erdogan critica Netanyahu por sugerir intensificação do conflito com Hezbollah

Presidente turco alerta para riscos de expansão da guerra no Oriente Médio.

Ancara, Turquia, 27 de junho de 2024 (Agência Anadolu) – O presidente turco Recep Tayyip Erdogan denunciou hoje a sugestão do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu de intensificar a luta contra o grupo xiita libanês Hezbollah.

No domingo (23), Netanyahu declarou a uma mídia local que Israel está prestes a encerrar a fase de combates intensos contra o Hamas na Faixa de Gaza, insinuando um possível deslocamento de mais forças para o combate ao Hezbollah.

Erdogan afirmou nesta quarta-feira (26) que “Israel queimou Gaza e agora parece estar mirando o Líbano”. O presidente turco advertiu que o plano de Netanyahu de expandir o conflito “levará a uma catástrofe”.

A ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, que visitou Israel e o Líbano esta semana, expressou preocupações sobre os confrontos entre Israel e o grupo terrorista Hezbollah em uma entrevista a um veículo de mídia alemão nesta quarta-feira (26). Baerbock enfatizou que “o mais importante é usar todos os meios diplomáticos”, acrescentando que a Alemanha está cooperando com países como os Estados Unidos para aliviar as tensões.

Em um aparente aviso ao Hezbollah, o gabinete do primeiro-ministro israelense informou hoje que Netanyahu inspecionou treinamentos militares realizados próximo à fronteira com o Líbano.

A escalada das tensões entre Israel e o Hezbollah tem gerado preocupações internacionais sobre uma possível expansão do conflito no Oriente Médio. A comunidade internacional continua a apelar por uma resolução diplomática e pela contenção das hostilidades na região.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)