Ancara, Turquia, 27 de junho de 2024 (Agência Anadolu) – O presidente turco Recep Tayyip Erdogan denunciou hoje a sugestão do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu de intensificar a luta contra o grupo xiita libanês Hezbollah.
No domingo (23), Netanyahu declarou a uma mídia local que Israel está prestes a encerrar a fase de combates intensos contra o Hamas na Faixa de Gaza, insinuando um possível deslocamento de mais forças para o combate ao Hezbollah.
Erdogan afirmou nesta quarta-feira (26) que “Israel queimou Gaza e agora parece estar mirando o Líbano”. O presidente turco advertiu que o plano de Netanyahu de expandir o conflito “levará a uma catástrofe”.
A ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, que visitou Israel e o Líbano esta semana, expressou preocupações sobre os confrontos entre Israel e o grupo terrorista Hezbollah em uma entrevista a um veículo de mídia alemão nesta quarta-feira (26). Baerbock enfatizou que “o mais importante é usar todos os meios diplomáticos”, acrescentando que a Alemanha está cooperando com países como os Estados Unidos para aliviar as tensões.
Em um aparente aviso ao Hezbollah, o gabinete do primeiro-ministro israelense informou hoje que Netanyahu inspecionou treinamentos militares realizados próximo à fronteira com o Líbano.
A escalada das tensões entre Israel e o Hezbollah tem gerado preocupações internacionais sobre uma possível expansão do conflito no Oriente Médio. A comunidade internacional continua a apelar por uma resolução diplomática e pela contenção das hostilidades na região.
- Alunos do Colégio Santos Dumont da cidade de Konan celebram formatura - 22 de dezembro de 2024 12:29 pm
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am